Welcome to the LimeSurvey Community Forum

Ask the community, share ideas, and connect with other LimeSurvey users!

como validar regras antes do envio do formulário

• angelabot
  • angelabot's Avatar Topic Author
  • New Member
  • New Member
More
1 month 6 days ago #268229 by angelabot
Por favor, ajude-nos a ajudá-lo e preencha os seguintes campos:.
A sua versão do LimeSurvey:  LimeSurvey Community Edition  Versão 6.6.8+241104
Servidor próprio ou LimeSurvey Cloud: Servidor Próprio
Modelo de desenho utilizado:
==================

Gostaria de solictar ajuda com a seguinte situação:

Tenho um formulário com 3 grupos de questões, sendo apresentadas as questões de cada grupo em uma página diferente.
Algumas perguntas, dependendo da resposta anterior, são obrigatórias.
Preciso que a validação que identifica se as respostas obrigatórias foram respondidas seja feita apenas no momento do envio do formulário, permitindo que o usuário navegue livremente por todas as questões, revisando as suas respostas e fazendo alterações.

Seguindo as orientações do ChatGPT, criei uma última pergunta nomeado como "validacaoFinal", do tipo EQUAÇÃO, e coloquei a seguinte expresão nela:

if(QE01P  == "N" and is_empty(QE01N), "Erro: A justificativa da Pergunta 1E é obrigatória.\n", "") + 
if(QE02P == "N" and is_empty(QE02N), " Erro: A justificativa da Pergunta 2E é obrigatória.\n", "") + 
if(QE03P  == "N" and is_empty(QE03N), "Erro: A justificativa da Pergunta 3E é obrigatória.\n", "") +
if(QL01P  == "N" and is_empty(QL01N), "Erro: A justificativa da Pergunta 1G é obrigatória.\n", "") +
if(QL02P == "N" and is_empty(QL02N), " Erro: A justificativa da Pergunta 2G é obrigatória.\n", "") +
if(QG01P  == "N" and is_empty(QG01N), "Erro: A justificativa da Pergunta 1G é obrigatória.\n", "") +
if(QG02P == "N" and is_empty(QG02N), " Erro: A justificativa da Pergunta 2G é obrigatória.\n", "") 

Agora não consigo saber como/onde validar o resultado desta expressão ( is_empty(validacaoFinal) ) para deixar a pessoa enviar o questionário, ou caso não esteja vazia, mostrar as mensagens de erro e não deixar enviar o formulário.

Agradeço imenssamente a ajuda,

Ângela

Please Log in to join the conversation.

• Joffm
  • Joffm's Avatar
  • LimeSurvey Community Team
More
1 month 4 days ago #268239 by Joffm
Isto não é validação, é apenas apresentar um texto.

Uma validação é uma expressão lógica TRUE ou FALSE.
Como QL02P=="N"
Se a resposta à QL02P for “Não”, a expressão é VERDADEIRA, caso contrário é FALSA.

Por favor, envie a exportação lss (apenas estas questões).
Assim poderemos entender melhor.

Joffm

O ChatGPT não conhece bem o LimeSurvey e dá então respostas absurdas.

Volunteers are not paid.
Not because they are worthless, but because they are priceless

• angelabot
  • New Member
  • New Member
More
1 month 3 days ago #268241 by angelabot
Conrforme solicitado, segue o arquivo .lss

O que eu preciso é criar regras que simulem a definição de Obrigatório ou Não para um campo ao final do questionário.
Se as regras forem atendidas, aí é para liberar o envio do qusetionário. Caso contrário, mostrar as msgs de erro e não liberar para o envio do questionário.

Grata

• Joffm
  • Joffm's Avatar
More
1 month 3 days ago #268244 by Joffm
Mas é o suficiente para tornar obrigatórias todas as perguntas QxxxN.
Foi exatamente isso que tentou fazer com este ChatGPT.

Ou estou a ver isto errado?

Não é aconselhável que um participante volte atrás várias páginas se a mensagem só aparecer no final.

Joffm

Volunteers are not paid.
Not because they are worthless, but because they are priceless

• holch
  • holch's Avatar
More
1 month 3 days ago - 1 month 3 days ago #268255 by holch
Concordo com o Joffm. Se você me faz preencher um questionário só para me apresentar que não posso enviar ele porque houve erros em perguntas bem no começo, eu ficaria bem bravo.

Faça estes controles já desde o começo e apresenta os erros já quando ocorrem.

Também concordo com o Joffm sobre o ChatGPT. Ele é um LLM e foi desenvolvido para criar textos, é isso ele faz bem. Muito bem em realidade. Tão bem que pode parecer que ele sabe o que fala. kkkkk

O ChatGPT é aquele amigo que acha que sabe tudo e te da respostas sobre qualquer tema com uma convicção de quem sabe muito do tema. E quando não sabe, ele inventa qualquer história que parece plausível. E como apresenta com total convicção, algumas pessoas não desconfiam das respostas, mesmo sendo fantasias totais. Isto se chama "alucinações de IA" é coisa bem comum.

Faça o teste sobre algum tema onde você tem bastante conhecimento, mas que não é uma coisa super comum. Eu por exemplo experienciei a primeira alucinação clara do ChatGPT bem no começo quando foi liberado para o publico com uma pergunta como chegar de São Paulo para uma cidade no interior com transporte público. E o ChatGPT me apresentou uma rota via CPTM. Legal. O problema: essa linha do CPTM não existe e nunca existiu. Questionado o ChatGPT se desculpou, admitindo que a informação era falsa.

Isso é o grande problema dos LLMs do momento: Você não pode confiar na resposta sendo verdadeira ou não. O grande perigo é que as respostas parecem totalmente crível e são apresentadas com tanta convicção, que muitas vezes simplesmente aceitamos. Infelizmente o ChatGPT parece não saber nada sobre o Limesurvey, mas isso não para ele de responder. kkkkk

Help us to help you!
  • Provide your LS version and where it is installed (own server, uni/employer, SaaS hosting, etc.).
  • Always provide a LSS file (not LSQ or LSG).
Note: I answer at this forum in my spare time, I'm not a LimeSurvey GmbH employee.
Last edit: 1 month 3 days ago by holch.

• angelabot
  • New Member
  • New Member
More
1 month 2 days ago #268290 by angelabot
Prezado holch

A tentativa de validar as obrigatoriedades somente na hora do envio seria para permitir ao usuário que tomasse conhecimento de TODAS as perguntas e arquivos que tem de fornecer em anexo antes de enviá-lo.
Se coloco como obrigatório de cara, ele não consegue seguir para o outro grupo de respostas (que no meu caso são 3) e não consegue saber o que tem pela frente.
Caso não seja possíevel, vou optar em enviar antes uma cópia do questionário. Pra isso eu perguntei aqui no fórum se é possível imprimí-lo. Obtive uma resposta do Joffm, agradeço-o e vou analisá-la.
Aliás, lá nesta pergunta você também colocou a sua opinião sobre a minha necessidade.

Estava procurando um meio de tornar mais fácil a vida de quem vai preencher o questionário e vim neste forum por ser o local mais indicado para tirar minhas dúvidas.

Se isso não é possível de se fazer, basta me informar.

Não precisa ficar me dizendo sua opinião sobre quanto o ChatGPT é um alucionado. Sei muito bem o quanto ele alucina, mas sei também as inúmeras vezes em que ele realmente me ajudou.

• holch
  • holch's Avatar
More
1 month 2 days ago - 1 month 2 days ago #268292 by holch
Tudo bem. Entendido. Mas um fórum funciona assim. Achei importante informar porque chatgpt não é boa opção.

Vou me abster de responder. Fazemos isso no nosso tempo livre, é trabalho voluntário. Eu respondo o que eu acho importante. Mas respeito seu desejo de não ouvir isso. Mas como não sei se você gosta de ouvir ou não, acho melhor não responder nada a partir de agora, não quero chatear você.
Bom final de semana. 

Help us to help you!
  • Provide your LS version and where it is installed (own server, uni/employer, SaaS hosting, etc.).
  • Always provide a LSS file (not LSQ or LSG).
Note: I answer at this forum in my spare time, I'm not a LimeSurvey GmbH employee.
Last edit: 1 month 2 days ago by holch.

Moderators: holchtpartner

Lime-years ahead

Online-surveys for every purse and purpose