Welcome to the LimeSurvey Community Forum

Ask the community, share ideas, and connect with other LimeSurvey users!

Como proceder para estudos longitudinais - repostas em 2 momentos

  • Joffm
  • Joffm's Avatar Topic Author
  • Away
  • LimeSurvey Community Team
  • LimeSurvey Community Team
More
3 years 10 months ago #198777 by Joffm
Olá

Mostre-nos a tabela de participantes

Joffm

Volunteers are not paid.
Not because they are worthless, but because they are priceless
The topic has been locked.
  • holch
  • holch's Avatar
  • Offline
  • LimeSurvey Community Team
  • LimeSurvey Community Team
More
3 years 10 months ago #198798 by holch
Sergio, você usa uma versão de Limesurvey de 2012!

Está versão não deveria ser mais em cirulação. 8 anos de desenvolvimento, muita coisa mudou e melhorou. A sua versão não recebeu um update (bug/security fixes).

Eu recomendo que você não use esta versão em "produção" mais. É tipo Windows 95...

Ninguem que ajuda aqui regularmente tem uma versão tão antiga mais para ver se é um bug ou não.

Desde a versão 1.9x tivemos a 2.0, a 2.5, a 3.x e agora também tem a 4.x (esta última não recomendo para uso produtivo ainda).

Eu instalaria a ultima versão da 3.x LTS para uso atual. Especialmente como você está começando agora, não começaria com uma versão tão antiga, mas iria com a 3.x LTS. Você não tem "historico" que precisa preservar.

Agora vou dar uma olhada ao seu problema e se tem algo muito obvio.

Quais são as configurações de email em Limesurvey? Como você está enviando os emails no sistema? SMTP? PHP?

I answer at the LimeSurvey forum in my spare time, I'm not a LimeSurvey GmbH employee.
No support via private message.

The topic has been locked.
  • holch
  • holch's Avatar
  • Offline
  • LimeSurvey Community Team
  • LimeSurvey Community Team
More
3 years 10 months ago - 3 years 10 months ago #198799 by holch
Acho que encontrei o problema. Não uso Limesurvey com a interface em Português, por isso não tenho 100% certeza, mas "Utilizações em falta" deve ser "Uses left".

Se "Uses left" é 0, esta pessoa não pode mais participar e também Limesurvey não vai convidar uma pessoa que tem "Uses left" de zero e que já participou e completou (conforme a coluna "Completo?").

Porque esta pessoa já está marcada como "Completo"? Ainda não foi convidado para a segunda parte, certo?

I answer at the LimeSurvey forum in my spare time, I'm not a LimeSurvey GmbH employee.
No support via private message.

Last edit: 3 years 10 months ago by holch.
The topic has been locked.
  • holch
  • holch's Avatar
  • Offline
  • LimeSurvey Community Team
  • LimeSurvey Community Team
More
3 years 10 months ago #198802 by holch
Bom, não sei. Como você criou a lista de participantes? Não vejo muito bem no screenshot, mas acredito que você está no "Token table", certo?

Normalmente você tem duas opções como criar os participantes no "Token table", ou pela interface um por um, ou em um CSV que você importa no sistema.

Idealmente, quando você tem pouca experiencia, o melhor é criar um participante pelo interface e depois exporta para CSV. Ai você vê como parece a estrutura e consegue preparar os outros participantes dentro do CSV e fazer um upload (normalmente bem mais rápido criar a lista de participantes em um arquivo CSV, se tem uma certa quantidade).

I answer at the LimeSurvey forum in my spare time, I'm not a LimeSurvey GmbH employee.
No support via private message.

The topic has been locked.
  • holch
  • holch's Avatar
  • Offline
  • LimeSurvey Community Team
  • LimeSurvey Community Team
More
3 years 10 months ago #198805 by holch
Em realidade são duas coisas bem diferentes.

No primeiro inquérito, como você envia o link para as empresas se você não tem um email deles? Este problema ocorre em que fase? Do que eu entendi, seu exemplo era de uma pessoa que já participou uma vez, já que existem o nome e o email dentro do banco de dados que você mostrou.

Seria importante entender muito bem, onde você encontra o problema.

Entendi o conceito da pesquisa, tudo bem, nada demais. Mas na primeira pesquisa não tem a informação da pessoa, então o primeiro link você usa tokens ou não? Acredito que não, já que você fala que não tem email e nome das pessoas.

Meu processo seria o seguinte:
Fase 1: Você tem duas opções e qual é melhor depende muito do que você quer fazer e de como você vai contatar as empresas:
Opção A: Link de pesquisa aberta (qualquer que tenha o link possa responder) enviado as empresas. Dentro do questionário você pergunta pela empresa (se necessário), pelo nome e email do participante.
Opção B: Link com token, neste caso você já sabe para qual empresa você mandou o link individualizado e não precisa necessariamente perguntar a empresa, mas ainda precisa perguntar o nome e o email do participante.

Fase 2: Você pega os dados colecionados na fase 1 (nome, email) e cria um tabela de tokens e envia um convite para a pessoa.

Mesmo usando duas vezes tokens, eu separaria como a "empresa" na primeira parte era um participante diferente do "Sergio" na segunda parte. Depois você conecta as respostas atraves do token para comparar.

I answer at the LimeSurvey forum in my spare time, I'm not a LimeSurvey GmbH employee.
No support via private message.

The topic has been locked.
  • holch
  • holch's Avatar
  • Offline
  • LimeSurvey Community Team
  • LimeSurvey Community Team
More
3 years 10 months ago #198806 by holch

Deste modo, a criação da lista de participantes não é feita antes do envio do primeiro inquérito, mas sim antes do envio do segundo inquérito.


Não tem problema com isso. É exatamente como eu teria feito também.

O problema agora é na hora de criar os participantes. Você pode explicar/mostrar como esta fazendo isso?

Porque claramente a pessoa está marcada como se tivesse já participado. E ai está o problema. Deveria ser considerado como não tivesse participado. Como que nesta lista que você crio antes da segunda fase já tem alguem marcado com data de participação?

I answer at the LimeSurvey forum in my spare time, I'm not a LimeSurvey GmbH employee.
No support via private message.

The topic has been locked.
  • holch
  • holch's Avatar
  • Offline
  • LimeSurvey Community Team
  • LimeSurvey Community Team
More
3 years 10 months ago #198813 by holch
OK, agora fica mais claro.

Por padrão, o "uses left" de cada participante é do valor "1". Signfica que com este link, a pessoa pode completar uma vez, porque depois de completar LS vai subtrair o valor 1 de "uses left". Então será "0" e o Sergio já não pode mais participar, porque com o "uses left" com valor 1 você indica para LS que esta pessoa só pode participar uma unica vez.

Agora, neste caso especifico do Sergio você poderia dar um "uses left" de 2 desde o começo. Ou agora, como já foi, você simplesmente entra no "Sergio" e muda o uses left de "0" para "1". Para fazer isto, você deve clicar no "Lapiz" na frente e você deveria poder editar o participante "sergio".

Mas no seu estudo normal, você não vai querer dar um "uses left" de 2, porque eu imagino que você só queira que cada empresa só pode participar 1 vez na primeira fase, certo? Por isso existe o padrão 1 para uses left. Porque o normal é que você so quer que a pessoa participe uma vez.

Mesmo no seu caso, onde você quer que respondam 2 vezes, você não vai querer dar a possibilidade de responder 2x na primeira fase. Mas o uses left não sabe disso. Para LS é a mesma coisa a pessoa responder 2x. na primeira fase ou 1 vez em cada fase ou duas vezes na segunda fase. Mesma coisa para LS. Completou, pronto.

Por isso, na minha opinião você tem que tratar as duas respostas separadas durante o campo, so depois você vai juntar elas.

I answer at the LimeSurvey forum in my spare time, I'm not a LimeSurvey GmbH employee.
No support via private message.

The topic has been locked.
  • holch
  • holch's Avatar
  • Offline
  • LimeSurvey Community Team
  • LimeSurvey Community Team
More
3 years 10 months ago - 3 years 10 months ago #198814 by holch
O que acontece ao enviar convite:

O LS passa pela lista e olha se tudo mundo tem um endereço de email correto e o status do "uses left". Todos que tem "uses left" de zero são ignorados, porque eles não tem "direito" de preencher o questionário de qualquer maneira. Então, para que enviar um email de convite?

Entendeu a logica de LS?

I answer at the LimeSurvey forum in my spare time, I'm not a LimeSurvey GmbH employee.
No support via private message.

Last edit: 3 years 10 months ago by holch.
The topic has been locked.
  • holch
  • holch's Avatar
  • Offline
  • LimeSurvey Community Team
  • LimeSurvey Community Team
More
3 years 10 months ago #198818 by holch
Como te falei, eu trataria isso como se fossem duas pesquisas separadas.

Mas para dar mais dicas eu precisaria um pouco mais de informação:

- Como você envia a primeira pesquisa para as empresas?
- Como o link chega a eles? Por email? Por correio? etc.?
Baseado nisso podemos pensar na melhor opção para usar: com token, sem token, etc.

- Como você vai identificar a empresa na primeira fase? Por token? Por pergunta na pesquisa?
- Que você faz com a pergunta sobre nome e email da primeira fase na segunda fase, quando já não precisa mais, pq você já sabe quem são.

A abordagem do seu problema depende muito na forma como você consegue passar o link para sua pesquisa as empresas.

Se você tem como enviar links individualizados, eu faria. Facilita as coisas.

Mas as vezes você so pode distribuir um link aberto, porque você não tem como distribuir links individuais (por exemplo postando aberto na internet, so pode enviar um email geral sem personalização, etc.)

I answer at the LimeSurvey forum in my spare time, I'm not a LimeSurvey GmbH employee.
No support via private message.

The topic has been locked.
  • Joffm
  • Joffm's Avatar Topic Author
  • Away
  • LimeSurvey Community Team
  • LimeSurvey Community Team
More
3 years 10 months ago - 3 years 10 months ago #198860 by Joffm
Olá

Excluir esta entrada.



Joffm

Volunteers are not paid.
Not because they are worthless, but because they are priceless
Last edit: 3 years 10 months ago by Joffm.
The topic has been locked.
  • holch
  • holch's Avatar
  • Offline
  • LimeSurvey Community Team
  • LimeSurvey Community Team
More
3 years 10 months ago #198874 by holch
@Joffm: Não sei se isso deve ser o problema. Porque normalmente, com o Uses Left, você poderia entrar novamente, mesmo se você já respondeu uma vez? Pelo menos isso é o que eu achei que ia acontecer.

Ou, quando você tem uses left em 2 ou mais LS não escreve data na base de dados até não chegar ao último "uses left"?

I answer at the LimeSurvey forum in my spare time, I'm not a LimeSurvey GmbH employee.
No support via private message.

The topic has been locked.

Lime-years ahead

Online-surveys for every purse and purpose